MOVIEtip | The Great Gatsby (2013)


Acho que esta é a primeira vez que vos sugiro um filme que não gostei particularmente de ver, mas que admiro, por vários motivos. Foi a primeira vez que não consegui sequer chegar perto do prognóstico do fim do filme, nem um pedacinho consegui adivinhar, exatamente pela vertente inesperada e um tanto diferente do drama. Digo-vos já que muito provavelmente se sentirão perdidos a meio do filme, porque a verdade é que não há um fio condutor que vos puxe entre páginas e que vos diga: olha aqui outro capítulo. Não. A história é feita de muitos retrocessos e futuros e diferentes cenários e ideias que nos são lentamente apresentadas e, por isto, o filme pode mesmo chegar a tornar-se confuso.

Mas então o que é que interessa no filme? 



Interessam as cores. A época rica e viva dos anos 20. As festas. O movimento. A música: o filme conta com lindíssimas covers de Jay-Z, Beyoncé, Sia e Lana del Rey. O facto de esta ser uma readaptação de uma obra de F. Scott Fitzgerald e contar com a participação soberba de Leonardo DiCaprio (e ainda com aquele que eu sempre chamarei de O que fez de Homem Aranha, que ele me perdoe por favor). A câmara é amiga do espectador, é realmente incrível a maneira como ela se move e quase que nos faz entrar dentro da peça, através de uma visão panorâmica!*

Este filme despertou em mim sentimentos contraditórios, como podem ver. Adoro-o e, ao mesmo tempo, não teria qualquer interesse em vê-lo de novo.

Deixo-vos ainda com alguns factos aleatórios e espetaculares inerentes ao filme, que terão mais significado para quem já o viu (os restantes venham aqui espreitar depois!)

- Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire (aka o Homem Aranha) são longos amigos de infância e só em 2013 tiveram a oportunidade de contracenar um com o outro, pela primeira vez.

- Há uma cena engraçada em que o Tobey entra na mansão do Leo e ao pegar num copo de cocktail é impedido pelo Leo, que começa a falar com ele. Ora, isto parece uma coisa banal mas a verdade é que já no filme Homem Aranha 2 acontece o mesmo, com o mesmo ator!

- *A apresentação do filme teve que ser adiada porque o realizador levou literalmente com uma câmara na cabeça dias antes da estreia.

- A frase "old sport" é dita 55 vezes durante o filme, sendo que 51 são proferidas por Leonardo DiCarpio (vão perceber esta)

- Por fim, a frase Ad Finem Fidelis (do latim) pode ser vista num dos portões da mansão de Gatsby. Em português, significa: Esperançoso até ao fim.

Comentários

  1. Sinceramente não compreendo a tua dificuldade em entender a história, quando o vi na altura parece-me bastante simples, e até mesmo o final de uma certa personagem era um tanto ao quanto óbvio. No entanto, concordo com o que referes sobre as cores, planos e a banda sonora. A "Young and Beautiful" mantém-se até hoje numa das minhas músicas favoritas da Lana :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  2. Não achei o filme nada confuso e fiquei verdadeirAmente encantada com as questões técnicas. No geral, é um bom filme, diferente daquilo que é lançado todas as semanas, sem sentimentos contraditórios (:

    ResponderEliminar
  3. Li o livro e raras vezes vi um filme tão fiel ao espírito e conteúdo do livro, em tudo. Adoro, adoro ;)

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  4. Ando para ver há imenso tempo!!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Agora fiquei com vontade de o ver pela segunda vez. Concordo com o que já aqui disseram pois também não achei o filme confuso. Achei-o simples, com cenários bonitos e músicas a condizer.

    ResponderEliminar
  6. E esperançoso ele foi...

    Se ainda não leste o livro tens que o ler e voltar a ver o filme, terás uma perspectiva diferente. The Great Gatsby é um dos meus livros preferidos. Retrata tão bem uma época em que os valores andavam todos do avesso - metade do mundo a enterrar os mortos da 1ª Guerra e a outra metade em festa. É um romance mas não o é. Não sei, fascinou-me.

    PS: Adorei por completo os cenários e o guarda-roupa!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

YOU are here. Thanks for that.

Mensagens populares